sábado, 15 de outubro de 2011

Essence - nota 3,0

Nunca vi um lançamento de restaurante tão bem feito em termos de marketing. Uma aura de sofisticação e uma bruma de exclusividade pairou no meu ingênuo imaginário até eu ir semana passada experimentar a essência desse novo restaurante.

Pilotado pelo chef Francês Sidnei Degaine (chic, né?), e localizado no andar superior da loja Eurobike Mini Cooper o restaurante, que teve até um "passaporte" para se ter acesso a sua inauguração, oferece cortes de carnes nobres grelhados, frutos do mar finos, risotos, massa, dentre outras alternativas. Esse me parece ser exatamente um dos problemas. O restaurante não tem especialidade. Posso dizer com certeza só uma coisa: não é, absolutamente, um restaurante francês. O estilo está mais para restaurante pasteurizado de shopping center de Orlando ou Miami. O ambiente é sofisticado na decoração, mas o barulho das conversas gritadas de alguns convivas faz o lugar perder boa parte da finesse. O atendimento é correto, o cardápio curto para o tanto de especialidades, a carta de vinhos muito convidativa, de bom gosto, com preços ótimos, o que impressiona. As quatro entradas frias pedidas na mesa estavam boas, pois não exigiam muita preparação e eram de boa qualidade. Os quatro pratos quentes estavam definitivamente muito ruins, com meu pedido, uma lagosta grelhada metade cozida demais, metade crua (um horror),  era guarnecida por uma indefectível espuminha de gosto horrendo e um arroz "espanhol" com gosto caribenho. Os outros integrantes da mesa comeram mais frutos do mar assassinados por falta de rumo no preparo, sem estilo definido e com excesso de temperos desencontrados ou outros equívocos de criação. Provei todos eles. A minha sobremesa, um clássico internacional, estava simplesmente intragável. All in all, me lembrou um restaurante mexicano tentando fazer comida do sul dos EUA com chef inglês no comando. O preço, que eu esperava que fosse altíssimo, é "baixo". R$ 75,00 por um prato de lagosta em um restaurante refinado é definitivamente um preço convidativo, mas o problema é a qualidade, péssima para qualquer preço. Vou de novo pra desencargo de consciência, para provar as carnes grelhadas e o crème brûlèe. Vos contarei o resultado! Por enquanto, nota 3,0 e olhe lá.
Essence - R Cav Torquato Rizzi, 1715 - Jd S Luiz 
CEP 14020-300 - Ribeirão Preto - SP

6 comentários:

  1. Parabéns. Legal ver uma opinião de quem parece saber o que está dizendo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio, pelo jeito você também parece saber o que diz.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo (a) Pensebem, adorei o seu nick. Essa foi minha impressão, por enquanto. Se você pensa diferente, esse blog respeita sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. Para a proposta do restaurante, acho que está mais para um contemporâneo do que francês. Fui hoje, e o que posso dizer? Já fui melhor atendido em outros lugares. O prato de bacalhau que pedi, não se sentia nem de longe o gosto do bacalhau. Enfim, não voltaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu voltei e me arrependi de ter ido de novo. Mantenho o que disse no post depois da nova tentativa.

      Excluir