domingo, 13 de novembro de 2011

Salamandra - nota 8,4

Uma sangria geladíssima, com gosto de Barcelona, já vale a ida ao Salamandra. Eles servem também a "clara", uma espécie de jarra como a sangria, mas feito à base de cerveja. Experimente os dois, se tiver levado um amigo ou amiga que não bebe ou se você for até lá à pé. Um dos lugares ideais para namorar, bebericar e jantar, tudo ao mesmo tempo. O Salamandra é um restaurante escondido no centro da cidade, numa localização, digamos, pouco ideal, mas que acaba combinando com seu ar meio undergroud. Fica na rua São José, meio quarteirão abaixo do shopping Santa Úrsula, e tem alguns fans entre os meus amigos. Na maioria das vezes procuro escrever sobre os restaurantes que mais gosto, ou sobre aqueles que me decepcionaram, e o Salamandra, definitivamente, pertence ao primeiro grupo. Minha recomendação é que você vá com tempo para curtir a vida e, pra começar, peça uma sangria e o absolutamente perfeito pan con jamon, uma típica tapa feita com uma fatia de pão com molho de tomates crus e azeite, e uma fatia de presunto serrano. É deliciosamente igual ao que você come em Barcelona, assim como é também muito convincente a sangria. Depois peça uma entradinha, como a ótima concha de la casa, uma casquinha de peixe. Vá então ao prato principal, que pode ser um arroz negro (arròs negre catalão) feito de lulas e da sua tinta negra, ou uma previsível paella, ou ainda camarões ao catupiry, prato nada típico, mas que eles fazem de um jeito excelente. Você vai sair de lá muito feliz, e se experimentar as jarras todas, felicíssimo, e se tomar um vinhozinho pra arrematar, eufórico. O banheiro é meio "típico" meio malajambrado, a decoração é salamândrica-kitch-escura, e a experiência toda te leva diretamente para um boteco de tapas da terra das touradas. É o típico "lugarzinho", meio escondido, meio  pequeno, que provavelmente a gente não entraria sem saber do que se trata, e que é uma atração da cidade. Se você ainda não foi, vá e me conte.

Rua S José, 839 - Setor Central - Ribeirão PretoSP
 16 3636-1163

4 comentários:

  1. Eu adorei conhecer o lugar! Tudo que provei estava uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eiko, obrigado pela visita. Sou fã do Salamandra. Quero voltar la logo pra comer o camarão ao Catupiry, que não tem nada de espanhol mas é divino.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu frequentava tanto lá, quando era aberto na frente... toda semana batia cartão lá! Faz tempos que não vou... As ostras de lá eram ótimas!

    ResponderExcluir
  4. Humm ostras! Também gosto demais, idéia boa para a próxima ida lá.

    ResponderExcluir