sábado, 19 de novembro de 2011

Gion - nota 7,50 no Mercadão, nota 4,0 no Boulevard

Comida japonesa virou epidemia, e os restaurantes do tipo que infestaram Ribeirão Preto, embora variem em qualidade, são muito parecidos e a maioria está mais para fast food. Não gosto da imensa maioria deles, mas há algumas boas exceções. O Mirai (8,0) é um clássico, copiado a torto e a direito por muitos dos japas "emergentes". É um bom restaurante, sobretudo o original, perto da avenida Plínio de Castro Prado. Embora eu goste bastante do Mirai, meu restaurante japonês favorito é menor, mais simples - é simplérrimo aliás - e fica dentro do Novo Mercadão: O Gion (pronuncia-se Guion). Eles fazem um prato maravilhosamente simples que aqui na cidade só encontro lá: o tempurá igual ao que se come no festival Tanabata, ou em barraquinhas de rua e restaurantes da Liberdade: feito com todos os legumes cortados fininhos e misturados num só "bolinho", com camarões no meio. É sensacional. Sashimi e sushi muito honestos, udon competente e muito autêntico, yakisoba feito com molho caseiro tradicional, hot rolls caprichados, o Gion não decepciona na comida. Minha única reclamação é o guioza, tão industrializado, fraco e tão fast food quanto os da maioria dos outros japas da cidade. O atendimento pode variar de muito bom a miseravelmente ruim, as poucas mesinhas de madeira e o lugar não são nenhum exemplo de conforto, mas a comida e a simpatia dos proprietários valem a pena. O clima de restaurante familiar concorrido, pequenininho, me lembra outros restaurantes geniais, igualmente familiares, que eu adoro ir.  Atualizando - agora o Gion tem uma nova casa no Boulevard, muito confirtável, mas que agora adotou um sistema self service desastrosamente ruim. Resumindo, o Gion vale muito a pena, no Mercadão, e tem um grande futuro pela frente se consertar o deslize de adotar um horroroso self service no Boulevard. Se depender da qualidade da comida (fora o guioza e o self service), suas mesinhas vão continuar concorridas.


Gion Culinária Japonesa
No Boulevard: Rua Julio Prestes, 1045, (16) 3621 2218
No Novo Mercadão: Av. Lygia Latuf Salomão, 605, Box 11 e 12 - Nova Aliança
Ribeirão Preto - SP (16) 3237-7917
www.sushigion.com.br - Foto: http://novomercadao.com.br

5 comentários:

  1. Blz, amigo? Então ,eu comi uma vez lá e curti bastante também! Concordo contigo, que está bem pasteurizada a comida japa aqui em Ribeirão... Dos que fogem disso, além do Mirai, eu cito o Keeki, que é realmente muito bom! Minha irmã me falou de um pequenininho que abriu no boulevard , acho que o nome é Take, que ela gostou bastante... Ah, quanto ao Risoto que postei, cara, vc não sabe o quanto ficou bom! Rsssss

    ResponderExcluir
  2. O risoto há de ter ficado ótimo. O duro é que eu li o post numa hora de fome brava, o efeito foi de matar. Quanto aos japas, no Keeki vou tentar ir, mas nunca me atrevi a entrar por causa do Koi, que era no mesmo lugar, e foi o pior restaurante japonês no qual eu já pus meus pés. O duro é que sempre vou duas vezes, ao menos. Na primeira fiquei horrorizado, na segunda jurei nunca mais voltar. Deve ter mudado, posso tentar de novo. Já o Take vou provar sem esforço. Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Justiça seja feita, pesquisando sobre o Geeki vi que lá parece ter pelas fotos do http://boamesarp.blogspot.com/2009/09/keeki-as-delicias-da-cozinha-japonesa.html o tempurá de legumes misturados que eu tanto gosto. Vou lá provar.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, blz? Pode ir no Keeki que vc vai curtir... agora é do mesmo dono do Mousse Cake. Ah, tem post novo no blog, mas se estiver com fome, visite depois... Desta vez, receita prática, rápida e simples! rsssss... Ah, já foi conhecer o EZ Rider? O dono me mandou convite através da fan page do meu blog no Facebook, parece ser bem bacana! Eu e uns amigos do grupo de Gastronomia Em Ribeirão, lá no Facebook, estamos armando prá ir conhecer!
    abs!

    ResponderExcluir
  5. Bar novo na área? Legal que seja temático, para sair da rotina da picanha-surubim-express-sertaneja-em-lugar-aberto, que costuma ser o monotema dos bares da cidade. Tomara que seja bom.

    ResponderExcluir