segunda-feira, 15 de julho de 2013

Zucca Cuccina Italiana - nota 2,50

Estive duas vezes no Zucca, e vou falar da última visita, que foi a mais abrangente. Mesa pra três para um jantar de negócios, onde o fornecedor escolheu o restaurante. A nova casa do Zucca é agradável e simples, e o atendimento, embora pouco qualificado, foi atencioso. Não havia muitas opções interessantes de vinhos, e o sujeito que queria tomar um whisky para iniciar a noite deu-se mal, só havia uma marca, aquela que tem marketing excelente e qualidade muito polêmica. A entrada que pedi, que foi de polentinhas, estava boa e foi devidamente devorada. Aí começaram os problemas. Um conviva pediu um "Triplice di Pasta", uma ótima ideia, que deveria reunir três clássicos em pequenas porções, e nós dois restantes pedimos massas também. Pois bem, resumindo tudo que me lembro vividamente, vieram um gnocchi que estava razoável, acompanhado de um molho de funghi no péssimo padrão típico dos restaurantes que usam como base o agressivo e fumicato cogumelo seco chileno. O spaghetti carbonara estava um completo desastre, com pedaços de ovo cozido e molho seco. Por fim, o ravioli de carne era um completo absurdo: o recheio parecia de pastel, feito com carne de boi refogada. Adoro pastel, mas ravioli era pra ser uma outra coisa! Pena. Os 2,50 da nota são pelo ambiente simples e agradável e pela prestatividade das pessoas.
Endereço e informações você acha no Facebook do Zucca, que é também a fonte da logo acima:
https://www.facebook.com/zuccacucina

domingo, 14 de julho de 2013

Komburguer - nota 8,8

O melhor hambúrguer da cidade fica, pelo menos por enquanto, em uma Kombi. Estacionada abaixo do colégio Bento Benedini, à direita da avenida Presidente Vargas, meio quarteirão antes de chegar na avenida Itatiaia, fica esse achado. A receita é muito interessante: hambúrguer à moda antiga, ambientado num ambiente rock dos anos 50, preparados por um chef internacional de bom gosto. Até os pães são exclusivos, e usam a receita do chef. É sensacional, já comi lá uma meia dúzia de vezes, e é sempre bom. O grande sucesso da Komburguer gerou planos para abrir uma nova casa, e deixar a Kombi para eventos. Recomendadíssimo, eu viciei e não fico uma semana sem ir.
Informações atualizadas você acha aqui Facebook deles, que também é a fonte do cardápio acima:
https://www.facebook.com/komburguer?filter=3

Mirai do Ribeirão Shopping - Nota 7,5

Aproveitando a onda oriental do post sobre o Gion, aqui vai mais um texto sobre um clássico ribeirãopretano, o Mirai. O mais tradicional, sofisticado e bem cuidado restaurante japonês da cidade é um grande sucesso, saído do Jardim Macedo (o chamado Miraizão) espalhou-se pelos quatro cantos da cidade nos shoppings, e chegou até São José do Rio Preto. Cada milímetro do sucesso do Mirai é merecido. Com frutos do mar sempre fresquíssimos e uma qualidade muito bem controlada no preparo dos prato, é difícil achar algo de errado na comida do Mirai. Já tive algumas experiências decepcionantes no Ribeirão Shopping, mas em geral é sempre bom mesmo lá e é impecável na unidade do jardim Macedo, onde já devo ter ido mais de 100 vezes.

Guia Ultraresumido

A proposta desse post é fornecer um panorama ultrasimplificado, mutável de quando em vez, dos melhores lugares pra comer Ribeirão Preto. Simples assim: especialidade - melhor restaurante - nota de 1 a 10 - comentário curto.

Francesa - Flor de Sal - Nota 8,5 - As lulinhas à provençal e os sorvetinhos caseiros valem a visita.
Italiana -  Era o Divino Ristorante, que degringolou na qualidade e depois fechou. Agora o jeito é contentar-se com o que existe, o Tulio Santini, o Amicci e o Zio Totó - variando de notas 6,00 a 6,30, nessa ordem, ou ir a um bar de música, o Choro da Villa, que não é  um restaurante, mas tem pasta artesanal tradicional, tagliolini apenas, que é bom.
Árabe - Mabruk - Nota 8,0 - Adoro almoçar lá, alta qualidade embora com cardápio pequeno.
Japonesa - Mirai - Nota 8,0 - O Mirai é refinado e ocidentalizado, o Gion, simplérrimo no Novo Mercadão e confortável no Boulevard. é muito bom no Mercadão (7,50), com tempurá de legumes ralados e um lamen muito tradicionais, mas ficou horroroso no Boulevard (4,0), depois que passou a ser self service.
Hamburguer - Komburguer - Nota 8,80 - Sim, é numa Kombi estacionada na Presidente Vargas, abaixo do Colégio Bento Benedini antes da esquina com a Av. Itatiaia à direita de quem some, que está o melhor hamburguer da cidade. Imperdível.
Pizza - Famosa Pizza - Nota 9,0 - Pode chamar de quase perfeita pizza.