sábado, 29 de outubro de 2011

Ancho Premium Beef - nota 8,3

O Ancho serve o que seu nome sugere: carnes premium. Resumindo ao máximo, tem a melhor carne da cidade, por enquanto. Experimente o carro chefe da casa, o Ancho Premium, melhor dizendo, experimente tudo, vale a pena. O Ancho é muito bem localizado: fica na área nobre da cidade, logo acima do Pão de Acúcar da avenida João Fiúza. É muito elegante: sua arquiterura é deslumbrante e a decoração é de bom gosto: um dos restaurantes mais bonitos da cidade. A qualidade está presente também na arquitetura funcional que não aparece: é um restaurante bem montado em termos de infra, armazenamento e manejo de ingredientes, de equipamentos e do lixo. É exemplar. O lugar é ótimo para uma reunião de negócios e também para um jantar a dois, e tem um ótimo atendimento, bem acima da média. A comida, no entanto, decepciona algumas pessoas que acham que por causa do sofisticado ambiente, os pratos virão com apresentações em forma de torre (como isso é chato) e espuminhas misteriosas. Também pode decepcionar-se quem quer uma churrascaria rodízio, com 597 opções de salada e espetos com carne de qualidade medíocre chegando toda hora. Ok, poderiam haver mais opções de acompanhamento e entradas, mas toda a graça do Ancho é exatamente servir carnes excelentes - à la carte - e sem firula nenhuma. Eu adoro o Ancho.
Av. Professor João Fiusa, 2040. Telefone: (16 )3610 7307.
foto: site do Ancho: www.ancho.com.br

O Le Escargot e o La Pyramid

Hoje eu acordei com vontade de comer o cheese pie da Regina. Ideal seria fazer isso depois de me refestelar com um camarão com trufas ou ao curry ou pilipili ou quem sabe um clássico foie gras d'oie fresquissimamente grelhado com porto seguido de um indefectível pato com laranja, ou um leitãozinho de leite, ou qualquer outra coisa espetacular que o Chef João Roberto fazia no Le Escargot e depois no La Pyramid. Ele salvava vidas em uma carreira bem-sucedida de cirurgião cardíaco e passou a salvar almas usando sua genialidade gastronômica. A consultoria que ele dá a alguns restaurantes da cidade ajuda a diminuir só um pouquinho a doída saudade. Gosto muito do Theothonio (preciso escrever um post só para falar dessa casa), por exemplo, que está voando com as dicas do guru premiado. João Roberto Pereira da Silva é um fenômeno de bom gosto e qualidade, e eu sou muito grato por ter tido na vida a oportunidade impar de conhecer o João e a culinária dele.
Hoje eu acordei com vontade de comer flor de abóbora frita, João.

foto: Jornal do Vinho http://jornaldovinho.com.br/novo/um-chef-na-adega/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Flor de Sal Bistrô, segundo post - 8,5

Voltei, pela enésima vez, a visitar esse simpático bistrô. Como está bom o pão caseiro da casa! Lulas a provençal de entrada para todos como de costume e, dessa vez, experimentei o entrecote de boi com cebolas confitadas acompanhado de um fetuccine artesanal ao creme, bem leve e com um toque de vinho branco e cogumelos. Tava bom! A carne estava dos deuses, ao ponto como se deve, o confit de cebola estava um pouco apurado demais, mas nada que desabonasse a qualidade altíssima da carne. A chave de ouro foi a imperdível degustação de sorvetes feitos na casa, que eu também nunca tinha provado. Os sabores de flor de laranjeira com seu mel, o de pistache com pedacinhos da própria castanha e o confit de leite foram as estrelas dessa saborosa maneira de terminar um jantar muito aconchegante. Achei curiosa uma coisa: eles chamam o competente fondant au chocolat da casa do nome correto: fondant au chocolat, ora bolas. Petit gateau é um nome criado no Brasil para a sobremesa tradicional francesa, e isso causa confusão e risadas quando brasileiros visitam a França e procuram pelo prato. É tão embaraçoso quanto procurar por bolinho de bacalhau em Portugal, um quitute criado no Brasil por luso-descendentes e tipicamente brasileiro. Voltando ao assunto do post, éramos 7 pessoas dessa vez, e todos saíram felizes de lá, tanto com as comidas quanto com a boa atenção do atendimento e com a conta, de pouco menos de 90 reais por pessoa. O Flor de Sal continua bom, sem frescuras, entregando qualidade e detalhes muito interessantes. Na foto, as seis canequinhas de ágata com a inspirada seleção de sorvetes. Que delícia.




Flor de Sal - Ribeirão Preto | SP rua Floriano Peixoto, 1463 Boulevard
16 3421 4963


Foto de cima: http://www.flordesalbistro.com/
Foto de baixo: do celular, uai.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Duets Pasta & Burguer - nota 5,5

Hambúrguer e pasta de alta qualidade, essa é a boa idéia por trás do Duets. Fazia um tempinho que eu não aparecia por lá, simplesmente porque viciei no hambúrguer do Outback - que aliás é uma das únicas duas coisas incontestavelmente boas do pesado cardápio do Outback, ao lado da brilhante costelinha suína. De volta ao Duets, as massas recheadas do lugar possuem um problema comum a muitas casas, que são os recheios infelizes, com molhos esquisitos. Não entendo porque alguns restaurantes moderninhos (tenho medo deles) e "criativos" são contra os recheios e molhos tradicionais da consagrada culinária da terra de alguns dos meus antepassados.

O fato é que o Duets tinha um ótimo hambúrguer, e eu queria matar a saudade. O resultado foi que os que pedimos até estavam tragáveis, mas não estavam lá essas coisas. Nossos pedidos foram um Cheese Burguer Salada e um Especial Duets, e ambos estavam com a carne seca demais (pedimos ao ponto e assim veio, mas estavam muito secos e pronto), o pão estava frio e não tinha com as partes internas tostadas, como tem que ser, a salada de dentro estava 100% sem sal, o molhinho de maionese verde continua polêmico e não tem maionese normal, etc. Enfim, foi sim uma decepção, embora eu tenha comido o meu todinho, já que estava realmente com fome. O atendimento, que costuma ser abaixo da média no Duets, foi na média, o que é sempre benvindo. A casa continua bonita e bem frequentada. Enfim, nota 5,5 - vou continuar comendo meus hambúrgueres no Outback, por enquanto.
R. José Adolfo Molina, 2595 - Jardim Canadá
Telefone: 16 3911 7407
Horário: terça a sexta das 18 às 24hrs. sábado e domingo das 12 às 24hrs

domingo, 16 de outubro de 2011

Famosa Pizza - nota 9,0

Uma unanimidade com capacidade recém ampliada, a Famosa Pizza é a melhor pizza da cidade sem sombra de dúvidas, e uma das melhores que eu já comi na vida. É simplesmente sensacional. As pizzas são servidas em fatias mais fininhas, que te permitem comer com as mãos se você assim desejar. Além dos clássicos, a casa serve alguns sabores mais criativos - tenho medo disso - como a sensacional Obra Prima, pizza de cream cheese e alho poró puxado no vinho branco. É muito bom. As clássicas também são de matar, como a de linguiça napolitana, com um toque de parmesão gratinado, e a Margheritta, com os ingredientes tradicionais  como deveriam ser. As pizzas doces também são um deleite, sendo que a minha preferida é a Divina, de chocolate sabor avelã, creme de leite e morangos frescos. Enfim, é um lugar ideal pra quem vive de dieta. O espaço para crianças é excelente, o atendimento está na média dos bons lugares da cidade, o ambiente é simpátco e agradável. Um problema: é cheio demais aos sábados e domingos, o preço doce do sucesso. É uma pizzaria fantástica, que merece cada milímetro da reputação retumbante que tem. Os preços, em geral, são justos e o lugar é um dos campeões em custo-benefício, já que pizza similar não há. A casa tem um fantástico serviço de buffet: transforma uma festa na sua casa em uma filial da Famosa Pizza. Fui em três festas assim e é irretocável! Os proprietários estão de parabéns, e deveriam aplicar um corretivo na Famosa Pasta, casa irmã mais nova mas que ainda que não merece elogios - leia post neste blog. De qualquer forma, a Famosa Pizza é tão boa, mas tão boa, que é isso que importa aqui e pronto.
Famosa Pizza - http://www.famosapizza.com.br/ - Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1466 | Jardim Botânico | Ribeirão Preto | (16) 3911 8888
A suculenta foto eu surrupiei de um Blog muito legal que também fala de comida em Ribeirão Preto que se chama Prazer da Gula http://prazerdagula.blogspot.com/

Le Train Bleu - Paris - nota 9,8


Esse restaurante é emocionante. Deslumbrante de lindo, uma referência do estilo Belle Époque, esse monumento à boa comida foi inaugurado na mesma época da torre Eiffel, há mais de 110 anos: estava pronto para a histórica e histérica Exibição Universal de 1900. O local onde fica o restaurante é inusitado, uma estação de trem - a Gare de Lyon - onde não se esperaria encontrar algo dessa categoria. Se o ambiente, uma vez lá dentro, é oniricamente perfeito, a comida é excelente. Não diria que é perfeita, mas vai impressionar você em
todos os 7 pratos do menú de degustação, da entradinha moderna ao foie gras tradicional, o peixe com espinafre perfeito, o mignom delicioso até os numerosos chocolatinhos elaborados na casa servidos com café no epílogo. Até o inevitável sorbet servido com champagne em um dos intervalos entre um prato e outro é um deleite em si. A experiência é uma verdadeira viagem pela França com sete paradas em estações deliciosas, que vão lhe custar, com o excelente champagne Pommery Brut Royal incluso (meia garrafa por pessoa, as a gente tomou uma por cabeça e eles não cobraram nada adicional), 98,00 Euros, por cliente. Service compris. É um excelente custo benefício para uma experiência inesquecível. Se você, meu caro leitor, tiver a oportunidade de ir a Paris, de novo ou pela primeira vez, não perca a oportunidade de ir ao Le Train Bleu. Reserve antes, bem antes se puder, coisa muito fácil de fazer simplesmente pedindo ao pessoal do seu hotel ligar lá pra você.
Le Train Bleu - http://www.le-train-bleu.com/

Flor de Sal Bistrô - nota 8,5

O Flor de Sal parece esse blog: é honestíssimo. Comida francesa com toques internacionais, ótimo atendimento, refinamento sem afetação, charme de bistrozinho de cidade pequena (da França). Se você pedir de entrada a espetacular lula à provençal, garanto que será imediatamente fisgado por esse lugar que já é um clássico. Das lulinhas de entrada ao cofit de pato, por exemplo, até chegar às sobremesas, eu nunca encontrei nenhum prato que desabonasse irremediavelmente o lugar, e já fui lá umas dez vezes. Não espere um francês superclássico, daqueles de 7 pratos com intervalo de sorbet para zerar o paladar. O Flor de Sal é um bistrô sem afetação nenhuma e competência de sobra. O cardápio é bem pensado, os vinhos são de bom gosto, o atendimento está acima da média, o preço é muito justo, estacionar é fácil e tem gente olhando seu carro. Volto sempre, e se continuar como é, vou sempre voltar.
Flor de Sal - Ribeirão Preto | SP

rua Floriano Peixoto, 1463 Boulevard 16 3421 4963

sábado, 15 de outubro de 2011

Adega Leone - nota 8,5

Simples e refinado ao mesmo tempo, esse restaurante português é uma delícia. Seu Leone Ruffino recebe a todos como o faria em sua casa, e Anabela, sua mulher, faz irretocáveis pratos típicos da velha metrópole na cozinha. O lugar é simplesmente infalível se você quer excelente comida portuguesa, seja o ingrediente vindo da terra da água ou do ar, como sempre brinca seu Leone. Costuma oferecer ótimos vinhos portugueses - embora com poucas opções -  a preços justos, como também o são os da comida. Tome um "Porto do Verão" para começar bem a noite: um drink elaborado com vinho do Porto, tônica, gelo e uma rodela de limão, super refrescante e que eu conheci por causa dessa ótima casa e por causa da infinita simpatia do seu dono, que atende você com sorriso mineiro, disposição paulistana e sotaque lusitano.
Adega Leone - R Eliseu Guilherme 340 - Jardim Sumaré
Ribeirão Preto, SP | CEP: 14025-020
 (16) 3635-3299

Bar Do Alvino - nota 7,0

Depois de alguns restaurantes mais refinados, é a vez de um buteco simplérrimo, onde se come bem como no céu. O Bar do Alvino é um oasis de descontração, simplicidade, simpatia e comida espetacular. Seu Alvino, ex garçon do Bar do Epicurista (que aliás sempre boa comida), atende ele mesmo às mesas espalhadas na calçada, trazendo cerveja geladíssima e seu carisma encantador. Tenha um pouco de paciência se ele estiver sozinho. Sua mulher pilota a cozinha com maestria impar, e de lá saem perfeitas especialidades do sertão nordestino. Seu Alvino seca ele mesmo a carne-de-sol que, tanto grelhada e servida com purê de macaxeira e feijão de corda, quanto na forma de uma suculenta paçoca ou outras preparações, deixa quem vai lá viciado. É um dos melhores lugares para ir em Ribeirão Preto se você quer comida perfeita, cerveja trincante e descontração total. O preço, eu nem precisava dizer, é uma pechincha. Eu sou um fã dessa casa, que merece vários posts, um pra cada prato. Estou com vontade de ir lá agora mesmo.
Bar do Alvino - Rua Gal. Osório, 1.429 esquina com a Floriano Peixoto -Centro - Ribeirao Preto - SP

Essence - nota 3,0

Nunca vi um lançamento de restaurante tão bem feito em termos de marketing. Uma aura de sofisticação e uma bruma de exclusividade pairou no meu ingênuo imaginário até eu ir semana passada experimentar a essência desse novo restaurante.

Pilotado pelo chef Francês Sidnei Degaine (chic, né?), e localizado no andar superior da loja Eurobike Mini Cooper o restaurante, que teve até um "passaporte" para se ter acesso a sua inauguração, oferece cortes de carnes nobres grelhados, frutos do mar finos, risotos, massa, dentre outras alternativas. Esse me parece ser exatamente um dos problemas. O restaurante não tem especialidade. Posso dizer com certeza só uma coisa: não é, absolutamente, um restaurante francês. O estilo está mais para restaurante pasteurizado de shopping center de Orlando ou Miami. O ambiente é sofisticado na decoração, mas o barulho das conversas gritadas de alguns convivas faz o lugar perder boa parte da finesse. O atendimento é correto, o cardápio curto para o tanto de especialidades, a carta de vinhos muito convidativa, de bom gosto, com preços ótimos, o que impressiona. As quatro entradas frias pedidas na mesa estavam boas, pois não exigiam muita preparação e eram de boa qualidade. Os quatro pratos quentes estavam definitivamente muito ruins, com meu pedido, uma lagosta grelhada metade cozida demais, metade crua (um horror),  era guarnecida por uma indefectível espuminha de gosto horrendo e um arroz "espanhol" com gosto caribenho. Os outros integrantes da mesa comeram mais frutos do mar assassinados por falta de rumo no preparo, sem estilo definido e com excesso de temperos desencontrados ou outros equívocos de criação. Provei todos eles. A minha sobremesa, um clássico internacional, estava simplesmente intragável. All in all, me lembrou um restaurante mexicano tentando fazer comida do sul dos EUA com chef inglês no comando. O preço, que eu esperava que fosse altíssimo, é "baixo". R$ 75,00 por um prato de lagosta em um restaurante refinado é definitivamente um preço convidativo, mas o problema é a qualidade, péssima para qualquer preço. Vou de novo pra desencargo de consciência, para provar as carnes grelhadas e o crème brûlèe. Vos contarei o resultado! Por enquanto, nota 3,0 e olhe lá.
Essence - R Cav Torquato Rizzi, 1715 - Jd S Luiz 
CEP 14020-300 - Ribeirão Preto - SP

Famosa Pasta - nota 4,0

Vou começar esse post sobre a Famosa Pasta falando da "mãe" dela. A Famosa Pizza é uma pizzaria quase perfeita. É uma das melhores pizzas que eu já comi na vida, e isso me deixa com um pouco de aperto no coração quando digo: a Famosa Pasta é uma decepção, quase um susto. Embora nascida de mãe tão saudável e com ótimo marketing, lá você come uma comida que tem aparência de italiana, mas parece vinda de uma rede americana de comida "italiana" tipo Sbarro ou Olives. Sofrível nas massas e absolutamente equivocada nos molhos, a casa parece feita para quem não tem a mínima idéia do que é cozinha italiana. Espero que eles melhorem dessa coisa. Acho que a casa precisa de um chef mais autêntico, digamos. A casa é muito bem montada, mas a decoração também me parece meio americanizada, o que combina bem com o estilo da comida. É agradável, mesmo não sendo exatamente um ambience que tenha qualquer coisa a ver com a Itália. Capacidade aos proprietários para colocar a coisa nos eixos não falta, pois quem faz uma pizza tão perfeita como a Famosa Pizza há de corrigir esse rumo. Vou voltar para comer coisas diferentes só porque a mãe dela, a Famosa Pizza, é uma senhora de respeito.
Atualizando: Voltei mais uma vez, para conferir a Famosa Pasta. Decepcionante de novo, a nota 4 permanece.
Famosa Pasta - R. Paschoal Bardaro, 1306 . Ribeirão Preto.SP - 16 3916 5000

Divino Ristorante - nota 9,0

Atualizando, o melhor italiano de Ribeirão Preto fechou. Uma pena. O post sobre ele foi assim na época:

Ribeirão Preto tem uma característica interessante: tem muitos, mas muitos descendentes de italianos. A maioria de sobrenomes famosos da cidade é de descendentes de habitantes da velha bota. Por outro lado, a cidade notoriamente tem restaurantes italianos medíocres, sem nenhum destaque. Equívocos são constantes nas casas da cidade. Uma surpresa agradável depois de tantos anos experimentando comidas italianas tortas é o Divino Ristorante, de autoria do chef italiano Errico Recanati (foto), que comanda o Adreina http://www.ristoranteandreina.it/. Ele é muito bom nas invenções moderninhas (tenho medo delas) e perfeito nos pratos tradicionais. Os tortellini feitos na casa, que foram minha escolha, são como os feitos em qualquer casa de família (na itália), com recheio tradicional e massa perfeita. É quase tão bom quanto os da casa de um amigo italiano obcecado pela perfeição gastronômica. O restaurante poderia chamar-se também Fantástico, ou Espetacular, mas Divino combina perfeitamente. Minha amiga comeu um gnocco com trufas pretas e aspargos frescos que estava, bem, estava divino mesmo, como os tortellini. Cardápio excelente que deixa você com vontade de pedir tudo, carta de vinhos muito bem elaborada, atendimento correto, ambiente elegante e silencioso (nada lembrando alguns lugares da moda frequentados por meia dúzia de idiotas que falam como se estivessem fazendo discursos). Preço normal para a qualidade excepcionalmente alta faz desse lugar um achado. O Divino fica no térreo do Times Square, predião de escritórios da Presidente Vargas, num ambiente elegante e moderno, com manobristas atenciosos na porta. Não vejo a hora de voltar e experimentar o carbonara, um clássico habitante do cardápio do lugar.
Divino Ristorante - (está fechado) Avenida Presidente Vargas, 2121 - Jardim América - Ribeirão Preto - SP 

Tel.: (16) 3234-2360

O Honestíssimo

Não confio 100% nos sites coletivos onde os usuários livremente avaliam os restaurantes, como o Trip Advisor e muitos outros do tipo. Os donos e promoters dos restaurantes infestam esses sites com avaliações fakes, às vezes pateticamente fakes. Viajo bastante, e costumo encontrar informação boa sobre todas as cidades grandes, mas não acho porra nenhuma confiável sobre Ribeirão Preto e região, excessão dada a alguns poucos blogs. Por isso esse, onde vou falar honestissimamente e do meu jeito sobre restaurantes da cidade, com algumas incursões pelo resto do Brasil e outros países que visito. Vamos lá então.